Xiaomi anuncia caixinha com Google Assistente e controle remoto de TV

A Xiaomi lançou, na última quinta feira (14), a sua própria caixinha de som inteligente. Com o longo nome Smart Speaker IR Control, o dispositivo apresenta inteligência artificial do Google Assistente e, até o momento, só está disponível na Índia. O que faz a caixinha se destacar no meio de tantas opções é a funcionalidade integrada de controlar a TV, e outros aparelhos compatíveis, por meio de um sinal infravermelho. O produto está sendo vendido por 5.999 rúpias indianas, algo em torno de R$ 400, pela cotação atual da moeda.

A nova smart speaker possui som surround de 360º e dois microfones, que podem captar a voz do usuário em qualquer direção. De acordo com o site 9to5Google, ela deve funcionar com os mesmos recursos de um Google Nest Mini, por exemplo. O usuário poderá ouvir as suas músicas no Spotify e usar o comando de voz para saber a previsão do tempo, configurar alarmes, entre outras funções.

Paralelamente, a Xiaomi Smart Speaker IR Control também pode funcionar como um controle remoto por voz para ligar e desligar a TV, ajustar o volume e trocar de canal. Pela ilustração oficial divulgada, podemos entender que o aparelho também seria capaz de enviar comandos para alguns aparelhos inteligentes preparados para isso, como ventiladores, ar-condicionado e robô aspirador. O alcance prometido pela fabricante é de até 10 m, se não houver obstruções entre os aparelhos.

A Xiaomi Smart Speaker também oferece a tecnologia Stereo Pair, que permite parear com outras caixas de som do mesmo tipo. Vale ressaltar que todas as funções associadas ao Google Assistente podem ser configuradas via aplicativo Google Home, mas os dispositivos de IR controlados pela smart speaker devem ser adicionados e configurados pelo app Xiaomi Mi Home, ambos disponíveis para download gratuito no Android e no iPhone (iOS).

Quanto ao design, a Xiaomi Smart Speaker IR Control tem um formato cilíndrico, sai de fábrica somente na cor preta e possui um relógio LED embutido. Ela tem o visual similar ao Google Nest Audio e Amazon Echo Studio.

Com informações de 9to5Google e XDA-Developers