
Uma tecnologia desenvolvida pela Ford pode permitir a conexão de carros a semáforos inteligentes com a intenção de abrir caminho para ambulâncias, carros de resgate, bombeiros e polícia, além de controlar o trânsito de forma inteligente diminuindo o consumo e aumentando a segurança nas cidades. O sistema está em testes desde 2020 em Aachen, na Alemanha.
A ideia é tornar o tráfego mais eficiente e seguro, evitando acidentes durante a passagem dos veículos em cruzamentos movimentados. Logo após a passagem do carro, os semáforos voltam a operar de maneira normal, passando pelo amarelo e retornando para o vermelho, se assim estiverem programados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/b/u/WvsbPNRZiEbR9WHzGmRg/a69cc9f579e56bfa2a02e2c58c33a85b.jpeg.jpg)
A C-V2X foi testada em dois trechos com três semáforos consecutivos. Foi usado um veículo Ford Kuga equipado com unidades de bordo (para comunicação com a infraestrutura) e hardware de prototipagem de controle rápido (para executar o software protótipo no veículo), atuando como ambulância e veículo de passageiros para os diferentes cenários de teste.
Os engenheiros da Ford testaram o sistema como parte do projeto Corredor para a Nova Mobilidade Aachen-Düsseldorf, financiado pelo governo da Alemanha com apoio da Universidade de Aachen, da Vodafone e da cidade de Aachen.