Ranking mostra empresas mais inovadoras do mundo tecnológico;

Com mais de 13 mil registros de patentes neste ano, a Samsung é a empresa de tecnologia mais inovadora da atualidade. A gigante coreana foi a fabricante de celulares e dispositivos eletrônicos que mais fez registros de novas tecnologias neste ano, seguida de perto pela rival Huawei, segundo levantamento elaborado pela empresa Capital On Tap.

Outros nomes de destaque aparecem ao longo da lista, como o da Qualcomm e da LG, que conquistaram o terceiro e o quarto lugar, respectivamente. A Intel fecha o top 10 das empresas, deixando a Apple de fora por pouco, no 11º lugar. Já a Xiaomi alcança a 18ª posição, enquanto o Google ocupa o 22º lugar.

Note que o ranking considera como organizações diferentes as duas divisões da Samsung. Quando somadas para representar toda a companhia, a sul-coreana assume a liderança.

Dentre as categorias contempladas pelas patentes, inovações na área da conexão 5G e no setor de realidade virtual estão entre os destaques. Novidades no campo de direção autônoma veicular foi outro segmento que contemplou um grande número de novos registros.

Há ainda outros três ramos que se sobressaíram na classificação: inteligência artificial (IA) e machine learning, segurança cibernética e computação quântica. Nesses quesitos, a IBM é a empresa que mais se destaca em número de patentes.

Vale lembrar que o registro de patente não significa necessariamente o lançamento da ideia enquanto produto final. Às vezes, os projetos são submetidos apenas para garantir que empresas concorrentes não façam uso da tecnologia. Por isso, por mais que os nomes da lista alcancem números significativos de patentes, não quer dizer que o mercado verá efetivamente esses projetos.

Com informações de Phone Arena