PS5 Slim? YouTuber cria versão ‘caseira’ do console com 2 cm de altura

O PlayStation 5 (PS5) ganhou uma versão Slim feita em casa pelo YouTuber Matthew Perks, do canal DIY Perks. O console tem exatos 1,9 cm de altura, tamanho bem inferior ao console original, lançado em novembro de 2020, que tem cerca de 6,6 cm. Para chegar a esse resultado, o YouTuber utilizou um truque ao colocar a fonte de energia fora do console, mas, ainda assim, criou um sistema de refrigeração à base de água. Confira a seguir mais detalhes sobre o projeto de PS5 Slim feito por Matthew.

Após desmontar o console e remover a fonte de energia o PlayStation 5 continua com 5,5 cm de altura. A maior parte é ocupada por dissipadores, grandes peças de metal que espalham o calor do processador em uma superfície maior para serem resfriadas pelo fluxo de ar. Segundo o YouTuber, o processador do PS5 gera aproximadamente o mesmo calor de um fogão em fogo baixo em uma superfície muito pequena. Para resfriar o processador e outros componentes, Matt se inspirou nos PCs gamer com refrigeração à base de água.

Para isso, foi necessário converter um waterblock de PC em algo compatível com um PS5 e produzir novas placas internas seladas para que a água pudesse passar. As placas foram feitas com chapas de cobre que custaram mais da metade do preço do PS5, um valor de 238,93 libras, equivalente a R$ 1.495, aproximadamente.

Após todo o esforço, um acidente com a fonte externa parece ter superaquecido e estragado o primeiro PS5 usado na montagem. Um console reserva foi utilizado para prosseguir e mostrar que o design atingia temperaturas ainda mais baixas que o PS5 tradicional.

Recentemente, alguns rumores apontaram que a Sony estaria trabalhando em um modelo melhorado do PlayStation 5 (PS5), uma espécie de PS5 Pro, que seria levemente mais poderoso que o atual, assim como o PS4 Pro. Apesar disso, modelos do tipo costumam ser um pouco maiores que seus originais.

Por enquanto, não há indícios que a empresa esteja preparando um modelo Slim oficial. Vale ressaltar que a versão padrão não tem atendido a demanda do público devido à escassez de peças, o que pode “atrasar” essa oferta por parte da Sony. Seguindo o histórico de consoles anteriores, a versão Slim oficial costuma chegar ao mercado após 3 a 4 anos do lançamento original.

Com informações de VG247Gaming Bible, DIY Perks (1 e 2)