Fadiga depois de comer pode indicar causas sérias

Cansado depois de comer – às vezes um descarrilamento de açúcar no sangue

A maioria das pessoas sabe disso: um cansaço passageiro depois de comer . No vernáculo, esse fenômeno também é chamado de “coma de schnitzel”. Na maioria dos casos, a fadiga depois de comer é completamente inofensiva. Mas às vezes mais pode estar por trás disso. Em particular, os diabéticos precisam estar alertas se estiverem particularmente cansados ​​e sem foco depois de comer.

Fadiga depois de comer principalmente inofensivo e explicável

Nossa digestão custa a energia do corpo. Mais sangue entra nos órgãos digestivos, o estômago e os intestinos retêm as partes valiosas da comida, os músculos do estômago e a parede intestinal transportam o mingau do estômago. Nós não temos uma quantidade ilimitada de sangue no corpo, e o sangue que está fluindo para o sistema digestivo está ausente em outras partes do corpo – incluindo o cérebro. Isso recebe menos oxigênio agora e nos cansamos. Tudo é tão inofensivo. Mas, às vezes, um cansaço depois de comer também pode esconder um motivo sério.

Atenção, poderia ser diabetes tipo 2

Aqueles que sofrem de diabetes devem ser particularmente sensíveis. De fato, pode ser que os níveis de açúcar no sangue subam excessivamente depois de comer. Isso tem consequências duradouras para a saúde. Pouquíssimos pacientes com diabetes tipo 2 medem seus níveis de açúcar no sangue depois de comer, relata Johanna Sandner, conselheira de diabetes e chefe da equipe de nutrição e diabetes da Universidade de Mainz. Por esse motivo, valores elevados ou mesmo muito altos permanecem ocultos por um longo tempo. Porque esses picos de açúcar no sangue não são perceptíveis ao medir nos exames no médico de família.

Consequências para a saúde

Se o alto nível de açúcar no sangue não for tratado após a ingestão, isso terá consequências devastadoras a longo prazo para a saúde. Segundo o consultor de diabetes , as doenças cardiovasculares estão piorando, os vasos sanguíneos no olho estão danificados e os diabéticos mais velhos têm problemas com sua percepção e memória.

“Para manter um olho nos níveis de açúcar no sangue entre as visitas ao médico, as pessoas com diabetes tipo 2 devem verificar regularmente seus próprios níveis de açúcar no sangue depois de comer”, recomenda Sandner. O médico decide se a terapia será ajustada de acordo.

Muitas vezes, é aconselhável, por exemplo, tomar as chamadas insulinas de refeição que imitam uma secreção natural de insulina após uma refeição. Eles garantem que o açúcar no sangue chegue às células do tecido mais rapidamente.

Meça o açúcar no sangue duas horas depois de comer

Portanto, se você se cansar rapidamente após comer, sentir-se excessivamente flácido e sem foco, deve medir seus níveis de açúcar no sangue duas horas depois de comer e discutir qualquer anormalidade com o médico assistente, que ajusta o tratamento de acordo.

Também é possível que os afetados não conheçam o diabetes. Novamente, é necessário um check-up com o médico para descartar um distúrbio metabólico.

 

Deixe o seu comentário