Exynos 2200: Samsung lança chip para celular com tecnologia do PlayStation

A Samsung anunciou o lançamento Exynos 2200, o novo chip de alta potência para disputar território com o Snapdragon 8 Gen 1, da Qualcomm. O processador deve estrear na linha do Galaxy S22, cujo anúncio global é esperado para a primeira quinzena de fevereiro. O componente se destaca pela capacidade gráfica, o que deve ser um chamariz a mais entre o público gamer. O recurso foi desenvolvido em parceria com a AMD.

Dentre os destaques, aparecem o suporte para câmeras de até 200 MP e o bom desempenho durante a exibição de aplicativos de jogos para celular. Além da Qualcomm, a peça deve competir com o chip Dimensity 9000, da MediaTek.

O Exynos 2200 é um chip de quatro nanômetros com oito núcleos distribuídos da seguinte maneira: um Cortex-X2 para funções que exigem um trabalho mais pesado do processador, três Cortex-A710 para tarefas medianas, e quatro Cortex-A510, que são menores e voltados para atividades básicas. A Samsung não divulgou as respectivas velocidades.

O processador conta também com a GPU Xclipse 920, fruto da parceria entre a Samsung e a AMD. Tal placa de vídeo usa a tecnologia RDNA 2, que está presente, por exemplo, no console PlayStation 5 e permite trazer o Ray Tracing para os celulares. Essa ferramenta simula o comportamento da luz no mundo real, com o objetivo de alcançar efeitos de iluminação mais próximos da realidade. Isso deve gerar gráficos mais imersivos, otimizando a experiência com jogos.

Juntas, todas as ferramentas detalhadas anteriormente devem suportar telas Quad HD+ com taxa de atualização de até 144 Hz, bem como sensores de 200 MP, que podem gravar em 8K a 60 fps. Já a conexão à rede 5G passa por reestruturação e passa a entregar a cobertura mais ampla com as bandas mmWave. Vale ressaltar também que o chip conta com uma nova unidade de processamento neural (NPU), otimizando a inteligência artificial do dispositivo.

Como mencionado anteriormente, a expectativa é a de que o Exynos 2200 equipe os aguardados Galaxy S22, S22 Plus e S22 Ultra. O lançamento dos aparelhos ainda não tem uma data confirmada, mas rumores indicam que o anúncio oficial será em fevereiro.

Com informações de SamsungAndoid Central e Android Authority