Dieta Ayurveda: Alimentos indicados para o seu perfil biológico

Você já ouviu falar sobre a dieta Ayurveda? Esse sistema vem do sânscrito e significa “ciência de vida”. A origem dele é da Índia, onde se reúne diversos segmentos para monta-lo, tais como: Meditação, massagens, Ioga, boa alimentação e diversos outros. O propósito desse estilo de vida é fortalecer o sistema imunológico da pessoa. Por esse motivo a principal base desse sistema é uma perfeita alimentação saudável para aqueles que desejarem colocar o tratamento em pratica.

Esse sistema se divide em três grupos: Vata, Pitta e Kapha, que se combina de uma forma incrível por ar, fogo, terra, água, e éter (espaço). Cada um desses grupos tem um perfil físico e psicológico especifico.

Acompanhe abaixo qual será o seu perfil e dieta.

Vatta: são pessoas magras, com pouca musculatura e de metabolismo rápido. O desequilíbrio pode causar ansiedade, insônia e cansaço. A dica é priorizar os sabores adocicados e evitar amargos e adstringentes. Para manter o equilíbrio são recomendadas frutas como banana, cereja, amora, uva, limão, pêssego, ameixa, limão e coco. Os vegetais devem sempre ser cozidos com condimentos. Aspargos, beterraba, cenoura, cebola, batata doce, abóbora, lentilhas, feijão verde, espinafre e alho são indicados para compor o cardápio diário. Opte por chá de ervas digestivos como, camomila, gengibre fresco, canela e hortelã. O dosha vatta é representado pelos elementos ar e espaço.

Pitta: são pessoas com estrutura óssea média, ativas e falantes. Representado pelo elemento fogo, a pessoa desse dosha deve evitar sabores ácidos e dar preferência para uma alimentação mais natural e refrescante, com sabores doces, amargos e adstringentes. Frutas maduras e adocicadas são as mais indicadas. Vegetais como, beterraba, aipo, abóbora e espinafre também devem fazer parte da rotina. O cardápio diário deve ser composto por alimentos como quinoa, aveia, granola, arroz branco, feijões, manteiga sem sal, queijo branco, peixe de água doce, frango orgânico, açúcar mascavo e azeite de oliva. O dosha pitta é representado por fogo e água.

Kapha: as pessoas com esse dosha tendem a ganhar peso muito rápido e possuem uma estrutura óssea grande. A dica é evitar sabores doces e comidas frias e priorizar adstringentes, picantes e amargos. Maçã, pêra, framboesa, amora, figo, pêssego, morango, cereja, ameixa preta seca, romã e damasco devem compor o cardápio de frutas. Dê preferência para aspargos, beterraba, brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, alface, berinjela, espinafre, cenoura, rabanete, batata branca, folhas verdes, cebola, salsa, aipo, repolho e rabanete. Evite sal e consuma pimenta preta, pimenta caiena, cardamomo, gengibre, alho e cominhos. Kapha é regido pelos elementos água e terra.

Deixe o seu comentário