Como dar um tempo das redes sociais? Veja 5 dicas que podem ajudar

Dar uma pausa das redes sociais pode ser uma chance de melhorar tanto a saúde física quanto mental, aliviando problemas como ansiedade, estresse, irritabilidade, dores de cabeça e dificuldades para dormir. Isso porque é comum que os usuários muito ativos em plataformas como Instagram,Twitter e TikTok tenham o hábito de comparar suas vidas com a de outras pessoas, o que acaba gerando frustração e piora o bem-estar emocional. Além disso, o vício nessas mídias pode fazer com que eles deixem de ter um hobbie. Sono e foco em outras tarefas também costumam ser comprometidos, prejudicando a qualidade de vida.

1. Definir limite para utilização

Estabelecer um tempo limite para usar redes sociais é uma principais formas de combater o vício em Internet. No Instagram, ao acessar as configurações da conta, a opção “Sua Atividade” permite definir lembretes para fazer pausas ou limitar o tempo de uso diário. Em celulares iPhone (iOS) também é possível rastrear o tempo que o usuário passa em cada aplicativo, já que o sistema operacional exibe a porcentagem de uso dos apps ao longo dos dias. Já aparelhos com Android 9 ou superior têm um recurso que mostra o tempo de uso dos apps e oferece possibilidades de estabelecer limites.

É possível editar o tempo limite de uso do Instagram — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Além dos próprios recursos dos aplicativos ou celulares, também há a possibilidade de criar metas e estipular o tempo ideal para passar online. O usuário pode reservar o tempo que achar mais coerente com o ritmo do seu dia a dia, começando com pausas menores e evoluindo para períodos mais longos de afastamento. Caso tenha muita dificuldade em deixar de conferir as redes sociais, uma dica é iniciar a pausa enquanto está de férias ou viajando, já que a rotina diferente pode tornar o processo mais fácil.

2. Usar apps de foco e concentração

Existem alguns aplicativos cujo objetivo é aumentar o foco e a concentração do usuário, bloqueando o acesso às redes sociais e outras formas de distração. Entre eles está o Forest, disponível para Android e iPhone (iOS). Sua proposta é simples: o usuário estabelece o tempo pelo qual deseja se concentrar e, quando o relógio inicia a contagem, o app começa a “plantar” uma árvore. Se a pessoa cumprir o que foi proposto e ficar longe do celular, a árvore crescerá e o usuário ainda ganhará recompensas, desbloqueando novos tipos de plantas. Mas, se a pessoa tentar burlar a regra e acessar uma rede social, a árvore terá seu crescimento interrompido imediatamente e morrerá.

Forest promete deixar os usuários mais focados, evitando que mexam no celular — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

3. Bloquear notificações

Outro recurso interessante para reduzir o tempo nas redes sociais é bloquear notificações. Isso porque cada vez que alguém recebe um aviso de uma nova curtida, comentário, seguidor, lembrete ou mensagem, fica curioso a respeito do conteúdo e se sente inclinado a verificar a novidade em questão. Na verdade, as notificações são um mecanismo para estimular o usuário a abrir o aplicativo.

Ative o modo Não Perturbe na barra de notificações  — Foto: Foto: Reprodução/Aline Batista

A pausa torna-se ainda mais complicada quando o usuário possui conta em várias redes sociais, já que recebe um grande número de notificações diariamente. Para bloquear os alertas, basta ir até as configurações do celular e desativar as notificações dos aplicativos.

4. Desativar as contas temporariamente

Uma medida mais eficiente para combater o vício nas redes sociais é desativar suas contas temporariamente. Essa é uma dica útil para quem tem mais dificuldade em resistir à tentação de abrir o aplicativo para conferir as atualizações, mesmo que já tenha colocado em prática as dicas anteriores. Ao desativar as contas nas redes sociais, o usuário terá um pouco mais de dificuldade para ativá-las novamente.

Instagram permite desativar conta temporariamente pelo aplicativo de celular — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

 

5. Deletar o aplicativo do celular

 

Junto à desativação da conta, excluir os aplicativos do celular é uma das melhores alternativas para quem quer evitar as redes sociais. Afinal, o caminho para conferir as atualizações da plataforma será mais longo: o usuário precisará baixar o app novamente e inserir login e senha. Além disso, sem o app no celular, a pessoa não receberá notificações.

Para deletar o aplicativo, o usuário pode ir até a loja de apps do sistema operacional – Google Play Store para Android e App Store para iPhone (iOS) – e tocar na opção de desinstalar. Outra maneira de fazer isso é pressionar o app na tela inicial do celular e selecionar a opção para apagá-lo.

Com informações de Make Use OfMedical News Today e Insider