Como afinar um contrabaixo corretamente

artão de crédito BV

Cartão fácil, Solicitou, aprovou! Peça o seu cartão de crédito BV.

Publicidade

Você que está iniciando um curso de contrabaixo ou talvez toca há muitos anos mais mesmo assim não sabe nem sequer afinar seu contrabaixo corretamente. Chegou a hora de você aprender a dominar de vez seu instrumento preferido e quem sabe aprender novas técnicas após dominar a afinação correta dele.

Para afinar um contrabaixo não é uma tarefa muito simples, pois ele possui notas muitos graves que as vezes acabam confundindo nossos ouvidos, passando assim uma má informação a eles que acabam deixando seu instrumento desafinado. Existem várias técnicas de afinação para ele, dessa forma você poderá aprender a mais simples que achar ou até mesmo dominar todas elas.

 

 

Entenda como se afina um contrabaixo e quais as modalidades de afinação para baixo de 4, 5 e 6 cordas

 

Quais são as afinações tradicionais?

Aqui nesse artigo você irá entender todas as afinações tradicionais de cada instrumento com diferentes cordas, ou seja, um contrabaixo de 4, 5 e 6 cordas. Tudo isso você dominará aqui.

4 cordas – E – A – D – G

Os nomes das cordas do baixo de 4 cordas são as notas: E – A – D – G. Esse é o tipo mais comum de baixo e afinação que você irá encontrar. Porém existem pessoas que utilizam as mesmas quatro cordas porém com a afinação B – E – A – D, conseguindo um som mais grave e pesado do que a outra afinação.

5 cordas – B – E – A – D – G    ou    E – A – D – G – C

A afinação de baixo 5 cordas pode ser de duas formas. Tomando como base a afinação de baixo de 4 cordas (E – A – D – G) você pode usar a corda adicional (5ª corda) tanto mais grave, quanto mais aguda. Ou seja, você pode colocá-la tanto acima quanto abaixo das 4 cordas padrão.

Usando a 5ª corda mais grave você terá as notas: B – E – A – D – G

Usando a 5ª cordas mais aguda: E – A – D – G – C

6 cordas – B – E – A – D – G – C

Na afinação de baixo 6 cordas, você terá as duas opções que falamos no de 5 cordas. Ou seja, terá a corda mais grave (B) e a mais aguda (C), ficando: B – E – A – D – G – C

8 cordas – E – A – D – G

O baixo de 8 cordas nada mais é do que um baixo de 4 cordas só que todas as cordas são duplas

Viu que não é tão difícil assim afinar seu instrumento preferido? Espero ter ajudado nessa jornada complicada para cada iniciante.

Deixe o seu comentário