Como afinar um cavaquinho corretamente?

artão de crédito BV

Cartão fácil, Solicitou, aprovou! Peça o seu cartão de crédito BV.

Publicidade

Você é um iniciante tocador de cavaquinho e não tem a mínima ideia de como afinar o seu instrumento? Tem alguma noção de tocar certas músicas mais não sabe de forma alguma ou não conhece os nomes de cada corda do seu cavaco?

Não se desespere, chegou a sua hora de aprender a afinar seu instrumento e deixá-lo tinindo para tocar as melhores músicas com acordes certíssimos que vão deixar suão canção super top e na qualidade correta. Aprender a afinar seu cavaquinho não é muito complicado, esse instrumento possui apenas quatro cordas e não possui cordas graves que confundem seu ouvido na hora da afinação, dessa forma facilita bastante seu aprendizado.

A AFINAÇÃO DE CAVAQUINHO

Veja agora mesmo quais são as técnicas e quais são os tipos de afinações para um cavaquinho. Existem várias modalidades de afinação para tocar diversos tipos de músicas e isso tudo você vai começar a aprender agora.

AFINAÇÃO TRADICIONAL

Essa afinação tradicional do cavaquinho é feita, considerando as cordas de cima para baixo, em Ré Sol Sí Ré (D G B D). Nessa afinação é a que mais utilizamos aqui no Brasil. Uma espécie de afinação tradicional que aprendemos há muito anos atrás com os colonizadores.

AFINAÇÃO PORTUGUESA

Essa afinação é considerada tradicional aqui no Brasil, pois foi trazida pelos portugueses junto ao instrumento, ela não é a mais usada em Portugal. A afinação portuguesa comumente usada para o cavaco é feita em Ré Sol Sí Mi (D G B E).

AFINAÇÃO DE BANDOLIM PARA CAVAQUINHO

Com características muito semelhantes, é possível fazer a afinação de bandolim no cavaquinho. O instrumento ficaria com as cordas em Sol, Ré, Lá Mi (G D A E). Lembrando que o Bandolim é um instrumento de cordas duplas, e isso faz com que sua sonoridade seja muito singular.

Outro ponto é que o bandolim é muito conhecido por seus solos, enquanto o cavaquinho é melhor utilizado para acompanhamento de ritmos. Todavia, a afinação é uma forma de experimentar diferentes tipos de tocar o cavaco, possuindo uma sonoridade agradável.

 

Conheça o método mais fácil de afinar seu cavaquinho

Para quem já tem experiência com instrumentos de corda, a afinação de ouvido pode ser mais fácil e mais rápida. Porém, se você está aprendendo ainda como tocar o instrumento, o uso de afinadores eletrônicos é muito útil e mais fácil.

 

Como você viu existem diversos modo de afinar seu instrumento, o melhor é aprender as afinações tradicionais que usamos aqui no Brasil, após ter dominado poderá passar para outras tranquilamente e tocar suas melhores canções em versões de afinações diferentes.

Deixe o seu comentário