Aprendendo a afinar um violão ou guitarra corretamente

cartão do banco Inter

Conheça um pouco mais do cartão do banco Inter (Peça o seu)

Publicidade

30Muito iniciantes em violão tem grandes dificuldades para afinar corretamente o seu instrumento, acha que é um bicho de sete cabeças e acaba se submetendo a não aprender essa divindade de tocar um violão super afinado.

Nesse artigo mostraremos o passo a passo de como afinar seu instrumento correntemente, para que você possa tocar e desfrutar das melhores canções e aprender tons tons corretamente das notas. Tocar um instrumento desafinado é desmotivador, Isso já uma tarefa desafiadora tirar um bom som no início, com a guitarra ou o violão desafinado então, nem se fala que o primeiro passo antes de tudo é aprender e dominar a afinação correta.

Com uma aula correta e um pouco de prática, Você vai afinar a guitarra ou o violão com muita perfeição. Isso você também pode aprender num bom curso de guitarra, mas por esse artigo você dominará facilmente.

Entendendo e Aprendendo a afinação padrão

Antes de mais nada é importante você saber que existem diversas afinações para seu violão ou guitarra. Falaremos aqui sobre a afinação padrão (standard tuning, em inglês), que é a mesma para a guitarra ou para o violão. Isso você aprenderá tudo aqui conosco

A afinação padrão das 6 cordas é:

 

A nota mais grave é a sexta corda, que é a nota Mi (popularmente conhecida como “Mizão”). A partir dela, vamos usar intervalos de quartas para afinar as cordas seguintes, porém temos uma exceção entre a terceira e a segunda corda, onde o intervalo é de terça.

Partindo da nota Mi (E), pensaremos uma quarta acima para afinar a próxima corda. Veja a tabela:

 

Assim chegamos ao padrão: E A D G B E

Deixe o seu comentário