Afine um Unkulele instrumento havaiano corretamente


Você como um fã nato do Unkulele sabe que ele é um instrumento nativo havaiano, pelo som dá para perceber a sonoridade que ele transmite, algo muito tradicional daquele lugar. Mesmo sendo um instrumento não nativo, não quer dizer que haja dificuldades para afiná-lo, esse instrumento é basicamente idêntico ao cavaquinho, possuindo 4 cordas, porém a formação de motas e a textura e espessura das cordas são diferentes.

 

Se você por acaso começou a tocar um Unkulele por vontade própria, não frequentando nenhuma aula e quer aprender a afiná-lo, chegou ao lugar certo. Aqui lhe mostraremos todas as dicas fundamentais para que você aprenda dominá-lo corretamente e sentir a verdadeira sonoridade desse instrumento maravilho que é o Unkulele.

 

Para aprender a afinar esse instrumento você pode utilizar diversos aplicativos. O mais utilizado pela galera geral é o CifraClub que realmente chega afinação ideal. Mais você pode estar utilizando as técnicas de ouvidos que também serão citadas aqui nesse artigo.

 

Aprenda afinar o ukulele? Afinando o seu ukulele soprano, concert ou tenor

Nesses métodos vai funcionar para o seu ukulele soprano, concert ou tenor. Não importa, pois estes três tipos de ukulele utilizam a mesma afinação, ou seja, as cordas de todos os três serão afinados com as mesmas notas ou alturas, para ser mais técnico.

A unica diferença que ocorrerá é a qualidade do som, pois cada Unkulele terá um tamanho diferente, porém a afinação será a mesma para todos. o inicial de tudo é você aprender os nomes de cada corda do seu instrumento e isso seguirá num modelo abaixo que deixamos especialmente para você entender como funciona.

Nome das cordas do ukulele

1. corda – lá aguda – A

2. corda – Mí – E

3. corda – Dó – C

4. corda – Sol – g

como afinar ukulele - Cordas e as cifras no ukulele

Afinando o ukulele pela frequência das cordas em Herz.

Consequentemente os apps também funcionam  de maneira semelhante, o que é muito bom. Pois você vai aprender a dominar a afinação mais rápido e com segurança total.

Se o cursor estiver antes do meio você terá que apertar a corda, se acorda estiver para depois do meio aí você vai precisar de afrouxar as cordas. ATENÇÃO!!!! TOME CUIDADO para não arrebentar as corda, fique atento para ver se não passou do local correto, então comece apertando bem devagar e com muita paciencia para não perder uma corda de seu instrumento.

Frequência das cordas do ukulele em Hertz – como afinar o ukulele com o celular

É interessante também que você saibas frequências das cordas, pois assim, você tem mais um modo de aferir a altura das cordas. Segue as cordas e as frequências.

1º corda – A – 440,00 Hz.
2º corda – E – 329.63 Hz
3º corda – C – 261,63
4º corda – g – 392,00 Hz

Que bom que voc~e conseguiu  aprender a afinar seu instrumento, isso é prova que você está evoluindo a cada dia, seu sonho de se tornar um ótimo tocado de Unkulele está cada vez mais se realizando. Pratique bastante esses métodos01 de afinação!