
Todo mundo tem um pavor e temer não é exatamente ruim, já que algumas coisas e situações realmente podem dar termo a nossa vida se não forem temidas. O problema, no entanto, é quando o pavor ultrapassa o limite do racional e se torna o que especialistas chamam de fobias, um tipo de perturbação da sofreguidão por motivo de um objeto ou situação.
O mais interessante de tudo é que muitas dessas fobias que as pessoas desenvolvem não têm muito fundamento. Se você acompanha o Segredos do Mundo, por exemplo, já deve ter conhecimento de que muita gente sofre de tripofobia, que é o pavor contra-senso de buracos e furos.
Mas, porquê você vai ver ao longo desse post, esse está longe de ser o pavor mais estranho que as pessoas podem ter. Existem inúmeras fobias estranhas pelo mundo, porquê fobia de chulé, de bonecos de cera e assim por diante.
Confira 9 das fobias mais esquisitas do mundo:
1. Bromidrofobia – pavor de odores do corpo
Quem sofre com esse tipo de fobia tem verdadeiro pavor de ter qualquer odor repugnante, por mínimo que seja, porquê chulé, cecê, bafo e outros cheirinhos indesejáveis naturais do corpo.
Normalmente, essas pessoas tomam vários banhos por dia e, de tanto esfregar a pele, podem permanecer machucados. Muita gente chega a não praticar atividades que levam a transpiração devido ao pavor.
2. Caetofobia – pavor de pelos e cabelos
Outra das fobias estranhas dessa lista é o pavor de pessoas, animais ou figuras muito peludas. As pessoas que sofrem com o problema costumam trinchar os cabelos muito curtinho e chegam até mesmo a raspar a cabeça. Há registros até mesmo de pessoas que não tocam o próprio epiderme viloso e precisam ir até salões de venustidade para lavar os cabelos.
Bônus: ao mesmo tempo existem os caetofóbicos, que são pessoas que têm pavor de permanecer careca.
3. Deipnofobia – pavor de jantar em grupo
Pode parecer estranho, e é mesmo, mas para essas pessoas manducar com muita gente em volta da mesa pode ser um pesadelo. Elas ficam suadas, sentem falta de ar e relatam ainda a sensação de insuficiência.
Agora, se você está se questionando porque disso tudo, a explicação é simples: na cabeça dessas pessoas, um simples jantarzinho pode ser a chave para liberar conflitos emocionais não resolvidos.
4. Eisoptrofobia – pavor de espelhos e de se olhar no espelho
Normalmente, essa fobia está ligada ao pavor de criaturas e acontecimentos sobrenaturais. Na cabeça de quem sofre com a fobia, se elas olharem para um espelho poderão ver fantasmas e outras criaturas medonhas.
Crenças populares, porquê a que diz que quebrar espelhos só tendem a aumentar o problema, que pode chegar ao ponto da pessoa nem se reconhecer refletida, achando se tratar de alguma coisa sobrenatural.
5. Hipopotomonstrosesquipedaliofobia – pavor de palavras grandes
Com certeza, quem sofre com essa fobia não consegue nem mesmo proferir o nome dela. O pavor irracional, segundo quem entende do tópico, não consiste exatamente no uso das palavras, mas no pavor de pronunciá-las de forma errada e de ter que enfrentar uma situação de ridículo por motivo do erro.
O problema também costuma englobar as palavras mais rebuscadas, que estão fora do vocabulário coloquial e cotidiano.
6. Onfalofobia – pavor de umbigos
Essa talvez seja uma das fobias mais estranhas dessa lista. Isso porque, em sofre com onfalofobia pode suportar um ataque nervoso ao se deparar com um umbigo.
O problema pode ser ainda mais grave quando está relacionado a mulheres grávidas. Elas passam a suportar com a possibilidade da transformação do umbigo, que alguma coisa oriundo na prenhez, e que permaneçam com o formato “couve-flor”.
7. Lanchanofobia – pavor de vegetais
Para algumas pessoas, esses provisões incomodam pela forma, pela cor, pela textura e chegam a fomentar aversão também devido ao cheiro. É muito geral que a pessoa tenha pavor de um vegetal em específico.
8. Automatonofobia – pavor de autômatos e bonecos de cera
Não que bonecos de ventríloquo não meta pavor até mesmo no mais equilibrado dos seres humanos, mas tem gente que tem verdadeiro pavor desse tipo de boneco, incluindo os dos parques de diversões e assim por diante.
Quem sofre com a fobia, quando vê o foco de seu pavor pode suportar com tremores, pranto e até mesmo paralisia.
9. Filemafobia – pavor de beijar
Boca seca, enjoo e mãos trêmulas são somente alguns dos sintomas de quem sofre com pavor de beijar. Em casos mais graves, a proximidade de um ósculo pode fomentar ataque de pânico, mesmo quando estamos falando de ósculo no rosto de pessoas conhecidas.
Alguns estudiosos ligam essa fobia com outra, que motivo pavor de se enamorar. Ela também pode estar associada às consequências que um ósculo romântico pode trazer, porquê a prática de sexo.
E, se você é uma pessoa sensível, você também pode “suportar” com essa outra material: 11 coisas para você nunca procurar no Google Imagens.
Manadeira: Mundo Estranho
(function (d, s, id) (document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));
// After FB Page plugin is loaded, the height of its container changes.
// We need to notify theme about that so elements like eg. sticky widgets can react
(function (object) )(window);